quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Estamira!


"A minha missão, além de ser a Estamira, é mostrar a verdade e capturar a mentira".
É assim que Estamira, a protagonista do documentário “Estamira”, uma senhora, catadora de lixo, que sofre de esquizofrenia, se define.

O filme nos arremessa aos delírios de consciência de Estamira, resultados da somatória de sofrimentos de sua vida...
...uma pessoa com idéias próprias, conceitos próprios, dialeto próprio...
...intensa nas suas convicções...

O mérito do filme não é só do fascínio que essa personagem exerce sobre a gente, mas também do caminho escolhido pelo diretor...

Marcos Prado encontra nas imagens granuladas, na alternância entre preto e branco e colorido, a sua estética visual...
...além de conseguir uma trilha sonora afinadíssima com os sentimentos transpostos ao expectador pelas imagens...

...em certos momentos, Estamira me pareceu puro sofrimento do excesso de consciência de que tudo está errado...
...se não tudo, pelo menos o que ela revela....à sua maneira...
....Marcos Prado nos mostra que a loucura não é nada mais do que um ponto de vista, como tudo é...
Esta-mira...
Sábia Estamira...



2 comentários:

Unknown disse...

Ma
Vi esse documentário já...
Tão transparentes, verdadeiro...adoro essa frase que é algo assim: "Eu nunca tive aquilo que eu sou, sorte boa."


Uma lição a Estamira....

Adorei o blog..êeeeeeeee..rs

beijooooo
Re

Magda Joele disse...

Então Re, quando assisti, lembrei de você na hora...
Nada pessoal...rs
Profissional! rs
Vc me entende....

Que bom! Valeu!
A casa é sua...volte sempre...rs

Beeeeijo