O filme dos irmãos Coen é uma fábula deliciosa, que celebra a história rural norte-americana, com casos pitorescos que pontuam o período dos anos 1930 nos EUA, como a Ku Klux Klan, tudo embalado em uma trilha sonora impecável de canções country, blues, gospel do período, folk e deve ter também canções tradicionais (eu não sou “expert”, nem entendo muito de música, mas achei tudo muito bom.)
A fotografia do filme é linda. Todo em tons de marrons e verdes, lembra um filme em preto em branco só que com as matizes e o contraste realçados de forma a produzir uma imagem meio que não-naturalista, tipo “O Mágico de Oz”, se é que dá pra entender o que estou falando. E a interpretação dos atores não deixa nada a desejar, engraçados, assumidamente “tipificados” sem desvalorizar em nada o trabalho dos atores.
Li que a trilha sonora do filme contribuiu tanto, que o cd com as músicas vendeu mais cópias que o filme e derivou mais dois álbuns, dois concertos, ganhou o prêmio da música country com o hit “Man of Constant Sorrow”, que também foi escolhida a número 1 da lista da Billboard, e conquistou 5 Grammy`s, incluindo melhor álbum do ano. Mééu Dééus! Imaginem só!
Sinopse
Desencantado com a dura rotina de quebrar pedras numa prisão, fazenda do Mississipi, o engomado e bonitão Ulysses Everett McGill (George Clooney) foge. Exceto pelo fato de estar acorrentado aos seus dois companheiros de cela, o mau humorado Pete (John Turturro) e o doce burro Delmar (Tim Blake Nelson). Com nada a perder e procurado por um tesouro, os três embarcam na aventura de uma vida nesta hilariante e incomum aventura. Habilitado por estranhos personagens, incluído um profeta cego, sereias sexies e um vendedor de bíblias de um só olho (John Goodman). E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? é uma odisséia cheia de caçadas, perseguições e traições que vão fazê-lo gargalhar a cada ultrajante reviravolta.
E Aí, Meu Irmão, Cadê Você (Oh Brother, Where Art Thou, EUA, 2000)
Direção: Joel Coen e Produção Ethan Coen
Elenco: George Clooney, John Turturro, Tim Blake Nelson, John Goodman
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