segunda-feira, 3 de março de 2008

Ajuste Final




Ajuste Final (Miller’s Crossing, 1990)

Resolvi fazer uma pequena sessão “Irmãos Coen”. Dessa vez trago “Ajuste Final”. O filme poderia ser mais um filme de gângster, mas nada parece ser o que é no cinema dos Coen. “Ajuste Final” é um mundo criado e fechado em si.

O filme mostra o lado sombrio e selvagem dos seres humanos. Em uma entrevista os Irmãos Coen disseram que a inspiração foi literária, talvez por isso o filme não seja como todo filme de gângster. O que move o filme é a “ética”, mas a “ética” de cada personagem, a “ética” individual (tanto é que um personagem do filme vive repetindo essa palavra).Tudo é um mundo de aparências, um mundo ilusório e perigoso. Todos usam máscaras sociais para iludir os outros e participar deste jogo.

O roteiro é muito bem escrito, rodeado por um humo negro, afiado e violento, com belas atuações, situações inesperadas, fotografias e movimentos de câmera lindos e inusitados, além de uma montagem sensacional, que às vezes nos leva de uma cena a outra com contra-planos ousados. A Direção de Arte também arrebenta. Impecável.

O filme é no melhor estilo film noir, que tem como característica alguns elementos essenciais como a morte, o dinheiro, as armas, a femme fatale, a estética privilegiando cores escuras e ambientes de pouca luz.


O próximo será "Barton Fink - Delírios de Hollywood"


Sinopse
Os criadores de "Fargo", "E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?" e "Intolerable Cruelty" nos brindam com uma visão complexa e gráfica da era dos gagsters nos EUA. Ambientado nos dias desenfreados da Lei Seca, Ajuste Final exibe uma fascinante galeria de perigosos assassinos e capangas Leo (Albert Finney) é um benevolente gangster irlandês e o líder político que comanda o lado leste da cidade com a ajuda do anti-herói Tom (Gabriel Byrne), seu homem de confiança e conselheiro. Mas seu controle da cidade é desafiado por um ganancioso subchefe italiano Johnny Casper (Jon Polito) e seu impiedoso capanga Eddie Dane (J.E.Freeman). Apesar de que Tom tenta mantér a paz, ele se desentende com Leo por causa de uma garota e se vê profundamente envolvido na guerra entre as gangues. Ajuste Final possui ação vibrante, uma fotografia maravilhosa e tiradas de humor Negro. Seu enredo intenso e cheio de surpresas nos leva a um cenário onde nada é bem o que parece ser.

2 comentários:

Fernanda Canobel disse...

Tia, adorei seu blog.. de verdade!
Esse filme me chamou atenção, vou ver se já chegou aqui. Há muito tempo que não pego um filme.

Beijo, tia.. avisa quando atualizar! ;)

Magda Joele disse...

Valeu tia! rs
Assista! Assista sim!
Todos esses que tenho postado, vale a pena, quando não valer, pode deixar que aviso...rsrs

Beeeeijo
E to atualizando sempre que dá...rs